segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Artesanato do Alentejo

  Luísa do Monte dos Touris
Vale de Água

Junto da sua máquina de costura
 
Luísa do Monte dos Touris ou "Luísa dos Estoris", tal como é prenunciado aqui nesta terra alentejana, que a viu nascer e crescer.








É muito conhecida pelo seu artesanato de saquinhos/taleguinhos de "trapo", que com o decorrer do tempo foram sendo levados por turistas e pessoas amigas.
Ultimamente tem sido convidada para realizar exposições em localidades que pertencem à freguesia, quando realizam festas tradicionais, no largo da localidade em ocasiões especiais de divulgação da tradição, assim como no Museu de Santiago do Cacém.






Os seus saquinhos uns mais pequeninos usados para guardar vários objectos, dependendo de quem o vai utilizar. Para guardar dinheiro, peças de adorno, pene de computador, cosméticos e etc...
Os maiores e compridinhos, que deixa-me gabar, foram da minha sugestão, para guardar óculos ou lápis,ou outros objectos escolares.
Os maiores, os mais tradicionais, são os de maior tradição alentejana. Utilizados para ir ao pão, guardar roupa, calçado ou levar comida, quando iam trabalhar para o campo...
A D. Luísa colocando os seus saquinhos

A Luísa de tesoura e...
 mãos à obra...
A Luísa dos Touris, também faz lindos tapetes com os seus retalhinhos bem coloridos, organizando desenhos engraçados e as almofadas dos seus cavalinhos que à noite além de um, reflectem muitos mais, só é pena que não seja possível ser visto nas fotografias tiradas.
Tapete bem colorido e desenhos a preceito...
Este com o cão, também é uma doçura...
Mais um dos seus tapetes
Um belo tapete!!!... sim senhor




Estes cavalinhos, até parece que estão vivos...




Passeiam-se e comem em verdes pastos....







Bem se vê, que são de raça portuguesa e foram bem ensinados "nas artes de bem cavalgar"...
Almofadas lindíssimas que parecem dizer:
 "levem-me para casa, para enfeitar os vosssos sofás"....
Quando lhe propus divulgar o seu trabalho no meu Blog, parecia uma criança, a rir de satisfação e disse: "você tem com cada uma!...
agora eu na Internet!...
tenho de dizer à minha Zé... ké pra ela ver!...".

Assim tirei fotografias dos seus trabalhos, ao seu cantinho de costura, com os sacos de tecidos que vai arranjando, ou seja, que a sua cunhada lhe vai mandando, de sobras da costura que ela faz.

No seu "casão" tem a sua oficina montada...
as portas abertas para quem a quer visitar...

A sua caixa de costura




O seu cantinho da costura
Sempre que se encontra adoentada diz que vai deixar de fazer os "taleguinhos", mas... não é capaz... melhora e lá volta à sua lide, para passar o tempo assim entretida...
 
Na sua poltrona, onde passa horas entretida,
costurando e taguerelando com as vizinhas
ou com alguém que na rua passa...
Uma foto de casamento...
lembranças que ficam para sempre
Outra fotografia, que no seu quarto,
está em lugar de destaque
ela e a filha (em baixo)
relembrando o marido (em cima),

Foi na casa desta senhora que fiquei hospedada, quando vim para o Alentejo, pela primeira vez.

E há algo que gostava de compartilhar com todos. Pois é o seguinte:

Na altura, a água era carregada nuns carrinhos de mão, com uns buracos circulares, onde eram colocadas umas "bilhas" de plástico azul, que carregavam água de um depósito que havia no largo da localidade.

O meu pai, quando viu pela primeira vez, as pessoas com estes carrinhos deu-lhes o nome de "Mercedes"...

As pessoas iam de "Mercedes" à água....

O meu irmão mais novo, por sua vez acrescentou, mais um ar de graça...

Este carrinho, passou então, a ser apelidado entre nós, os elementos da minha família, de "Mercedes de orelhas"...
BONS TEMPOS, ESSES...,       que já não voltam...      ficando somente a recordação....

Mas ainda hoje damos boas gargalhadas...        quando nos lembramos e falamos do assunto............

Agora os "Mercedes de orelhas" ....     já desapareceram da circulação....

Pois agora já há água canalizada....





3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Fernanda!

Gostei muito do seu blog e de ver a D. Luísa e os seus trabalhos colocados no blog. Ela merece bastante que o seu trabalho seja divulgado.
Não sei se a Fernanda ainda se lembra de mim? Eu sou a Ana e fui professora em Vale de Água quando o seu filho entrou para a escola e também tive o prazer de ficar na casa da D. Luísa e de a ver executar os seus trabalhos.
Muitos beijinhos para todos aí em casa

Ana

Anónimo disse...

Olá Fernanda!

Gostei muito do seu blog e de ver a D. Luísa e os seus trabalhos colocados no blog. Ela merece bastante que o seu trabalho seja divulgado.
Não sei se a Fernanda ainda se lembra de mim? Eu sou a Ana e fui professora em Vale de Água quando o seu filho entrou para a escola e também tive o prazer de ficar na casa da D. Luísa e de a ver executar os seus trabalhos.
Muitos beijinhos para todos aí em casa

Ana

17 de Outubro de 2010 10:23

Anónimo disse...

Olá Fernanda,
Eu sou a Sandra, que trabalhou em Vale de Água no ano 1996/1997 e que também estive em casa da D. Luísa. Adorei estar lá, em trabalhar naquela aldeia e o sossego que tive. Aprendi muito com os colegas com quem trabalhei...e uma delas foste tu. Um bem- haja por divulgares as nossas belezas nacionais.
Uma grande beijoca...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...