segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESPERANÇA

Esperança
A "Esperança", é ainda uma palavra controversa para a humanidade. Esperança, é uma palavra pronunciada por todos os seres humanos sejam  religiosos ou não. Embora esta palavra se ouça mais em ambiente religioso ou  político. Em propaganda eleitoral, falam de esperança, dão esperança, prometem esperança vendem esperança...

Mas, como é de se esperar, o seu significado para a humanidade em geral e que dela fazem uso, banalizando simplesmente a palavra, no valor conotativo e significado desta mesma palavra, que é descrito na Bíblia. Em que muitos Cristãos acreditam e os move na Fé e "ESPERANÇA" DE UMA VIDA MELHOR...

A afirmação básica sobre esperança, ao longo da Bíblia, pode ser resumida em uma frase simples: "A nossa esperança está no Senhor ou ainda a nossa esperança é o Senhor.

Nos salmos:
"Sl. 25. 3-4: Mostra-me Senhor os teus caminhos; ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me pois Tu és Deus meu Salvador e minha esperança está em ti o tempo todo.

Sl. 33.20: Nossa esperança está no Senhor. Ele é o nosso auxílio e a nossa protecção.

Sl.39.7: Mas agora Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em Ti.

Sl. 40.1: Coloquei toda minha esperança no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu meu grito de socorro.

Sl. 42.11: Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus

Sl. 62.5: Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Sl. 71.5: Pois tu és a minha esperança, ó Soberano SENHOR, em ti está a minha confiança desde a juventude

Sl. 130.5: Espero no SENHOR com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.


Sl. 146. 5-6: Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no SENHOR, no seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!"


Neste exemplo, o relacionamento pessoal com Deus é o fundamento da esperança verdadeira, pois partem de um compromisso pessoal com o Deus de Israel, compromisso esse, feito pelos nossos antepassados. No entanto eles colocam sua esperança na pessoa de Deus.

Se a nossa esperança está na pessoa de Deus, estamos a dizer com isso que, o que quer que Ele faça ou deixe de fazer, dê ou deixe de dar, continuaremos confiantes Nele e temos esperança em tudo e algo que Dele vier. E lá diz o ditado "a esperança é sempre a última a morrer" e "quem espera sempre alcança".

No entanto é a ESPERANÇA que nos move, sem esperança de algo melhor, de um futuro com sentido. Esperança na ressurreição, esperança de alcançar algo material que muito desejamos, que a nossa vida e a dos que nos rodeiam seja diferente, ESPERANÇA...

A esperança também nos diz "que é melhor esperar sentado..." que por vezes demora a chegar mas... no entanto lá vamos esperaaando... esperaaaando...

"É bom ter esperança, mas é ruim depender dela." Textos Judaicos

"A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma." Georges Bernanos

"É horrível assistir à agonia de uma esperança." Simone de Beauvoir

2Aquilo a que chamamos o nosso desespero é frequentemente a dolorosa avidez de uma esperança insatisfeita." George Eliot

Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora . Georges Bernanos

"Por vezes o entendimento descontrai-se para que a esperança se divirta com o que a imaginação sonha." António Solis

"Mesmo quando não havia nenhuma esperança, sempre procurei dar o melhor de mim." Orson Welles

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...