quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reciclagem com sacos de plástico

Esta maneira de reciclagem é no mínimo, muito engraçada, fazer recipientes para colocar  lápis, afias e etc., nas nossas escolas, com sacos plástico.
Só precisamos de sacos de plástico coloridos, tesoura, um recipiente/copo de vidro para servir de molde e um soprador de ar quente ou um secador de cabelos de alta potência.

Recipientes criados usando sacolas plásticos recicladas
Material para fazer os recipientes




Escolher alguns sacos de plástico, o soprador ou secador de cabelo e uma tesoura.

Separe o seu recipiente de vidro e uma folha de plástico




Separe o recipiente de vidro escolhido e uma folha de plástico já cortada no tamanho certo. Lembre-se, o molde precisa de ser de vidro, para resistir ao calor.





Corte as alças e a base das sacolinhas


Corte as alças e a base das sacos, abra e divida em dois pedaços. Esse tamanho vai depender do recipiente de vidro que  vai ser usado como molde. Adaptar os pedaços do saco conforme o recipiente.


Envolva o recipiente com o plástico

Envolva o recipiente com a folha de plástico, ajuste bem. Se der podes-se colocar as pontas de baixo do plástico, para o lado de dentro do vidro ou então pode amarrar com linha para não sair do lugar.


Aplique o soprador bem no alto do recipiente


Aplicar o soprador bem no alto do recipiente. Use uma luva para proteger suas mãos do ar quente ou tenha cuidado. Ao ser aplicado o calor o plástico começará a derreter. Siga movimentando o soprador ou o seu secador de cabelos, por todo o espaço do saco.


Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente
Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente. O plástico começará a tomar a forma do molde. Siga movimentando por todo os lados. Se aplicar o ar quente num único ponto, o plástico abrirá um buraco.




Termine de aplicar o soprador na base
Termine de aplicar o soprador na base do plástico.






Cubra o molde com uma segunda camada de plástico




Cubra o molde com uma segunda camada de plástico. Ajuste bem como da primeira vez.







Aplique o soprador novamente

Aplique o soprador novamente, exatamente como da primeira vez, começando pelo alto, depois descendo de cima para baixo. Ao terminar aguarde que esfrie bem.






Desencaixe o molde de dentro do plástico

Retire o recipiente de vidro de dentro do plástico derretido. O plástico esfria rápido e endurece imediatamente, assim essa etapa é muito fácil. Lembre apenas que o plástico está frio, mas o recipiente de vidro estará quente por mais tempo. Tome cuidado e espere esfriar totalmente.




Corte as rebarbas da abertura
Corte as pontas da abertura usando a tesoura. Se quiser um pouquinho mais baixo, ou para acertar a altura desejada.









Detalhe dos recipientes feitos com sacolas plásticas

O feitio ou formato dos recipientes vão sempre depender do que for escolhido como molde, é só usar e abusar da criatividade.


Estes recipientes podem ser usados para muitas coisas: como organizador de gavetas, como embalagem para os produtos artesanais e como é, impermeável, pode conter água ou terra, transformando-se em vasos para flores e mudas ou para as crianças colocarem os lápis de cor, canetas e etc.

1 comentário:

Galeria de Pinturas disse...

OLá, aqui está uma bela ideia! Parabéns.
Isabel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...