Reciclagem com iniciativa, criatividade e bom gosto
Não resisti em vos mostrar esta ideia fenomenal que encontrei, mas no entanto continuo na minha, melhor que reciclar é não produzir lixo. Tal como aquele ditado bem conhecido "as desculpas não se pedem evitam-se" e com o lixo, quanto a mim é o mesmo conceito. Há que evitar produzi-lo, pois que assim não temos a necessidade de o reciclar.
Mas como já temos muito e de sobra, ainda bem que há pessoas que resolvem aproveitá-lo para algo produtivo...
Ora vejam....
Existem vários projetos de reciclagem utilizando garrafas pet para diversos fins, mas muitos são feios e tem cara de que foi catado no lixo. Mas essa casa ficou realmente simpática. A arquiteta boliviana Ingrid Vaca Diez desenvolveu uma técnica para reutilizar garrafas plásticas e de vidro para construir casas.
Ela enche as garrafas com leite em pó vencido, fuligem, areia e até esterco, para erguer as paredes.
Com a ajuda de outras seis mulheres, Ingrid juntou quatro mil garrafas e levantou a primeira casa. O acabamento é feito com argila, que reforça a estrutura das paredes. Cada metro quadrado tem cerca de 80 garrafas, e a casa tem dois quartos, banheiro, cozinha e sala.
A iniciativa pretende construir casas para 500 famílias da região, e Ingrid também pretende transformar o local em um atrativo turístico, com parque aquático com barcos, pedalinhos e lagos artificiais para cultivo de peixes. São iniciativas como essa que me fazem acreditar que a palavra sustentabilidade, apesar de cansada, ainda tem o seu foco.
As imagens eu tirei do blog Dimdoum e as informações do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
1 comentário:
Bem, fiquei encantada com o que vi, que grande ideia! Parabéns!
Isabel
Enviar um comentário