terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História de São Valentim

História de São Valentim



São Valentim, história ou lenda, que remontam à Roma Antiga e à Lupercália. Nesta época realizava-se a festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. 

O festival consistia num jogo, onde os rapazes tiravam a sua sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira inseparável durante a realização das festividades, que normalmente, duravam cerca de um mês. 

Esta celebração realizou-se, por cerca de 800 anos, sempre no mês de Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 de Fevereiro, como sendo o dia de São Valentim

Segundo a lenda, São Valentim, era um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. Pois que o imperador proibiu os casamentos de rapazes jovens, pelo seguinte facto que no seu entender "rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados".

Assim, o padre Valentim, terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que, constantemente o procuravam. Passando a ser conhecido por todos os jovens casais.

O padre Valentim, em sua defesa, anuiu que apenas era portador de mensagens dos jovens namorados, mantendo o elo de ligação.

Claudio II, não considerou a sua desculpa como válida e mandou-o pender e matar, que segundo a lenda, aconteceu no próprio dia 14 de Fevereiro.

Ainda hoje é lembrado por todos. E a "lei do consumismo" não perdeu tempo e deu ênfase à data, passando a elaborar lembranças, festividades e comemorações que levam jovens e menos jovens a embarcar nesta ideia de relembrar o dia 14 de Fevereiro, como um dia especial em que cada um coloca a sua imaginação a trabalhar e a descobrir uma ideia de modo a deslumbrar a sua cara metade, pelo menos por um dia.... 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...