sábado, 12 de novembro de 2011

Quiling...


Quilling

Alguém amigo me falou da técnica, quis pesquisar... e realmente são trabalhos muito lindos e trabalhosos na verdade.
Mas  quis convosco compartilhar esta minha descoberta.
Não é a pólvora sem fumo... não... mas quanto a mim não deixa de ser interessante experimentar...

O que é?

Quilling ou “filigrana de papel”, é uma técnica onde várias tiras de papel são enroladas, moldadas e coladas para criar diversas formas, que depois de combinadas formam desenhos.

Durante o Renascimento, as freiras e monges franceses e italianos usaram esta técnica para decorar as capas dos livros e artigos religiosos. Na Europa, o quilling tornou-se popular no século XVIII e posteriormente estendeu-se também às Américas.

Após um longo período em que caiu em desuso, o quilling está de novo a ganhar popularidade. Esta técnica tem cada vez mais adeptos devido ao baixo custo do material. O quilling é utilizado para decorar convites de casamento, cartões de felicitações, cartões de agradecimento, páginas de scrapbooking, caixas, molduras e tudo o que a imaginação ditar.

Que materiais são utilizados?

•Tiras de papel em várias cores, preferencialmente papel de 80g a 120g, cortado em tiras de 3 a 5 mm de largura

•Ferramenta para quilling

•Cola para papel ou cola branca

•Palito, para aplicar a cola

•Tesoura

* Folha de cortiça

Como se faz?

O papel é enrolado com a ajuda da ferramenta para quilling em formas básicas, a partir das quais muitas outras podem ser moldadas.


FERRAMENTAS:

Papéis: No Quilling utilizamos tiras de papéis de cores variadas com 3 mm de largura e em média 30 cm de comprimento. A gramatura varia de 80 à 120. Acima disso, é mais complicado de se trabalhar.
Para fazer as margaridas, a largura do papel é de 9 mm.


Ferramenta de Quilling (pode-se utilizar também palito de dentes)


Ferramenta com a ponta mais longa (para fazer espirais)


Tesoura de ponta fina e pinças


 

- Cola de ponta fina (dá um melhor acabamento aos trabalhos)


Onion Holder (ferramenta para fazer os Spreuers) - pode-se usar também o Pente Africano.


Placa Modeladora, para medir os círculos, que pode ser substituída pelo Bolômetro (à venda em papelarias e lojas de materiais técnicos - para arquitetos, engenheiros, etc) e folha de cortiça.





Maquininha de Margaridas (Quilling Fringer - Importada) - corta as franjas no filigrana de 9 mm, para fazer as margaridas.

Esta maquininha da foto você encontra no site Quilled Creations:http://www.quilledcreations.com/


Tesoura Múltiplos Cortes (Handheld Paper Shredder) - originalmente criada para picar documentos, mas pode ser utilizada para cortar os filigranas. Corta filigranas de aproximadamente 3,5mm.


A tesoura da foto está à venda no site Compact Impact:
                                       https://www.compact-impact.com/



domingo, 6 de novembro de 2011

Lindo outono


Folhas Pintadas






































sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O DIA DE S. MARTINHO





Ambas as imagens lembram os belos magustos feitos na minha região da Beira Baixa.
Grandes fogueiras feitas com "caruma" também conhecida por "agulhas dos pinheiros" aqui no alentejo.
Era colocada uma boa camada de caruma, de seguida as castanhas e outra camada de caruma. Depois era só pegar fogo.
As castanhas eram colocadas, mesmo sem serem retalhadas, porque o mais divertido era ouvi-las estalar no fogo que ardia e a pessoa mais ousada com um pau bem longo ia remexendo, para que o fogo fosse queimando lentamente e se fosse necessário colocava-se mais caruma. Quando alguma castanha estalava todos gritávamos e riamos, numa mistura de medo e alegria da festividade.
Depois das castanhas estarem bem ou mal assadas, pois que assim acontecia a algumas delas.
Vinha o mais divertido, claro que o lume já estava praticamente apagado, e então lá íamos apanhar as castanhas que bem quentinhas eram assopradas para não queimarmos as mãos.
Eram descascadas e comidas. Mas as mãos ficavam bem negras, ou seja, enfarruscadas como nos era habitual dizer, depois era só encontrar alguém descuidado e enfarruscar-lhe a cara.
Tal como a cara destes meninos, que estão tão engraçados e que alegria eles não sentiram ao ficar assim. É claro que havia sempre aqueles que mais esquisitos, não gostavam nada daquela brincadeira... mas para quê tanta fanfarronice se estávamos ali todos para nos divertirmos....  
Era um delírio de brincadeiras sãs, divertidas e que davam um gozo sem igual.
Todos se divertiam novos e os mais velhos ainda mais, porque a estes era-lhes permitido beber a famosa jeropiga. Doce e macia que escorregava pelas gargantas, sem se dar conta da quantidade de aguardente que continha à mistura, e os ia tornando ainda mais alegres.
Também acho muito engraçado o vendedor de castanhas que aparece nos meios urbanos é uma tradição que também se não deve deixar perder e o seu pregão de "quentes e boas"... são realmente muito saborosas e no cartuchinho de jornal .... como é tradição..... 

ESPELHO COM MOLAS


RE - utilização - ciclagem - molas de madeira de roupa

Vai precisar de:
De um espelho em redondo, com um tamanho que achar apropriado, razoável e desejado. 
Um cartão onde é retirado o centro para ser colocado o espelho.O restante cartão, em redor tem de ter o tamanho das molas, tal como é representado em baixo. Também vão  ser necessárias por volta de 41 molas em madeira da roupa.podem ser já molas usadas, pois assim colocamos a reciclagem em prática...

Separe cada uma das molas e remova a peça de metal. Agora é só ir colando as molas em redor do cartão circular. (Com cola branca de madeira por exemplo).

Uma vez pronto deixar secar devidamente pintar de branco ou outras cores que achar mais a seu gosto,  com uma ou duas camadas. Depois de bem seco, se preferir dar um acabamento mais perfeito colocar verniz.
E por  fim colocar o espelho, bem colado e bem seguro para não cair e partir.


Se preferir, este outro modo de decorar o seu espelho também fica original. Em que as molas ficam tal e qual elas são, ou seja, sem serem desmanchadas. Cola-las em redor do cartão, pintar a gosto. Envernizar se o desejar e colocar o espelho. 
Fica diferente... mas criativo... é só deixar a imaginação fluir....  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...